1 - Lagarto espinhoso do Texas
Além de esse animal possuir espinhos, se camuflar no ambiente que vive e adotar uma postura ameaçadora na presença de um predador, ele chora. Mas não pensem que é apenas um lagarto emo, chorar é uma grande tática de defesa em seu meio. O lagarto se alimenta de formigas do gênero Pogonomyrmex que são armadas de um veneno poderoso e dentro do organismo do chorão passam algumas substâncias para seu sangue. Então como ultimo recurso de defesa ele jorra sangue pelos olhos aumentando a pressão na região ocular, e quando o alvo é atingido fica balançando a cabeça por um tempo tentando tirar do rosto aquilo que está lhe causando dor, tempo suficiente para esse eminho esperto fugir.
2 – Pangolim
Sob uma dieta à base de formigas, este linguarudo que vive na Ásia e África se esconde muito bem, mas quando eventualmente encontrado por outro animal que o ameaça o pangolim se enrola como uma bola e usa sua resistente camada de queratina para se defender de qualquer impacto externo. Ele traz alguma lembrança da sua infância?
3 - Poraquê
Esse peixe que vive na região amazônica pode chegar a três metros de comprimento, é o famoso peixe-elétrico. Ele tem ao longo do corpo órgãos que geram eletricidade podem causar um choque de até 600 voltz em seu predador. No vídeo abaixo você confere um jacaré sendo eletrocutado.
4 – Lóris
Esta espécie de mamífero me surpreende por dois motivos: um deles é o seu mecanismo de defesa que vou citar em breve, o outro é que ela consegue lamber os próprios cotovelos. Parecidos com os lêmures os Loris tardigradus expelem veneno pelos cotovelos e usam a língua para espalhar por todo o corpo, inclusive nos dentes. Uma mordida deste animal em um humano causa um inchaço doloroso que pode levar a morte por choque anafilático, mas geralmente são tão dóceis que podem ser criados como mascotes e só atacam quando se sentem ameaçados. Mas quem ameaçaria uma coisa tão linda? *-*
Nenhum comentário:
Postar um comentário